...Começa onde estás.Usa o que tens,Faz o que podes.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Farinha de grão de bico, feita em casa

Depois de ver inúmeras receitas com farinha de grão e de procurar em vários sítios para comprar, fiz uma pesquisa pela net e arrisquei-me a fazer a minha farinha, estava completamente ansiosa e o resultado foi excelente :)

Eu fiz assim :


Coloquei de molho, de um dia para o outro, uma embalagem de grão, mudei a água algumas vezes.


No dia seguinte, (convém que demolhem o grão 8 horas no mínimo) coloquei papel vegetal num tabuleiro e levei ao forno, pré aquecido a 200 graus, convém que fiquem bem espalhados, cerca de 25/30 minutos.


O resultado será mais ou menos este, dourados q.b. e eu cheguei a ouvir estalinhos no forno, tipo pipocas :) 

Retirar do forno e deixar arrefecer.



Depois de arrefecer, ir colocando lentamente num processador de alimentos, sem água nenhuma, se não vira puré, e triturar .


é importante irem triturando e quando tiverem uma boa quantidade passarem a farinha, ou seja peneirar, para irem deixando apenas as cascas


Deverá ser este o resultado obtido depois de passarem pelo passador, apenas a farinha bem fina sem resíduos

é um processo lento e que requer paciência, mas vale a pena


no fim o resultado compensa, não há nada melhor que ver o fruto do nosso trabalho ;)

Agora, vem a parte melhor, o uso que lhe vou dar !!!

Sandra(Canela)





1 comentário:

  1. Por acaso dá para inventar muito! Gostei do passo-a-passo, muito informativo :)

    ResponderEliminar

©2014 PapaAaveia. Todos os direitos reservados. Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-me permissão ANTES de o fazer. Nenhum conteúdo poderá ser usado para fins comerciais. Todos os textos e fotos deste blogue são da minha autoria, se não houver indicação em contrário.