...Começa onde estás.Usa o que tens,Faz o que podes.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Da organização e planeamento


Já falei no blog várias vezes, sobre isto, mas julgo que nunca é demais relembrar.
Eu tinha um grave problema, que em parte contribuiu para aumentar de peso.
Nunca pensava antecipadamente no que ia servir ao almoço nem ao jantar, já para não falar nos lanches.
A quem passa por aqui, garanto-vos que o sucesso para a perda de peso e para ter uma alimentação saudável começa por isto, planear e organizar tudo.
Comecei por fazer listas de compras, ementas semanais, listas do que tinha na dispensa e no congelador.
Tenho uma gaveta no combinado como podem ver pelas fotos, para colocar acompanhamentos, carne ou peixe, já cozinhados.
Feijão, grão, arroz integral, lentilhas, ervilhas, brócolos, frango desfiado, puré de grão, puré de couve flor...
Tudo o que é necessário para estar sempre preparada, a qualquer altura.
De manha basta abrir a gaveta e tirar a ementa do dia.
Organizo a minha marmita de manha, com as caixas que vou tirando da gaveta da salvação.
E agora perguntam vocês, mas isso é só para ti?Não!
Costumo guardar em doses individuais o que pretendo trazer para o meu almoço, uma vez que trabalho fora e além de mim, só a minha mais velha almoça em casa, e também para ela recorro a este esquema.
Faço em doses familiares, o que pretendo que sejam depois as refeições de fim de semana em que geralmente estamos os 4.
Ontem foi dia de arranjar um saco cheio de brócolos, que me chegou da horta dos meus sogros.
Depois dos cozer, escorri bem e distribui por sacos, cada saco leva aproximadamente 100 grs de brócolos, fiz 15 sacos.Já estão congelados.
Piquei carne de aves e fiz almôndegas,  4 sacos com 8 almôndegas, ou seja 32 almôndegas prontas a ir "ao tacho".
Já para não falar nos reaproveitamentos que faço e transformo em algo novo!
A dica que deixo a quem começa agora nestas coisas, começar uma coisa de cada vez.
Organizar a ementa semanal pode ser uma delas :)

Beijinhos e boas organizações!

Canela

Sem comentários:

Enviar um comentário

©2014 PapaAaveia. Todos os direitos reservados. Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-me permissão ANTES de o fazer. Nenhum conteúdo poderá ser usado para fins comerciais. Todos os textos e fotos deste blogue são da minha autoria, se não houver indicação em contrário.